Foto: www.imaging-resource.com

Câmeras profissionais tem que ser resistentes. Fotógrafos profissionais submetem as câmeras a todo tipo de maus tratos, poeira, pancadas, frio, calor e também chuva. Agora, você sabe se seu equipamento aguenta tudo isso?

O site Imaging Resource respondeu essa pergunta. Todos os anos, o site elege a Câmera do Ano e para a comparação entre os equipamentos, são realizados vários testes. Um deles é o “Water Torture Test” ou Teste de Tortura da Água. O teste consiste em fazer chover em cima de quatro câmeras top de linha em diferentes intensidades durante meia hora e ver o quanto elas aguentam. Depois disso, elas são desmontadas e analisadas. Os modelos testados foram a Canon 5D Mk IV, Nikon D850, Olympus E-M1 Mk II e Sony A7RIII. Somando meio rápido, temos uns R$40.000,00 de equipamento indo literalmente por água abaixo (nem vou falar que também tinha algumas lentes bem caras no teste).

O resultado

Após a tortura, tivemos o seguinte:

  • A Canon 5D Mk IV e a Olympus E-M1 Mk II passaram bem pelo teste. Nenhuma grande quantidade de água entrou nas câmeras e elas apenas falharam em alguns momentos.
  • A Nikon D850 teve um vazamento no visor, provavelmente através do hot-shoe mesmo usando o protetor BS-3. Todo o resto permaneceu seco e a câmera em funcionamento.
  • A Sony A7RIII teve o pior resultado dos equipamentos testados. Uma boa quantidade de água entrou pelo compartimento da bateria e teve seu funcionamento bastante comprometido.

O site deixa claro que somente testou um exemplar de cada marca e que outros exemplares podem apresentar resultados diferentes. O teste e análise completos podem ser acompanhados no site da Imaging Resources.

Na dúvida, tente não deixar seus equipamentos fotográficos na chuva por muito tempo. Existem no mercado capas e proteções para isso. Apesar de não serem muito práticos, podem salvar suas valentes ferramentas de trabalho!