lixo

A foto mostra pequenos pedaços de plástico coloridos nas areias de uma praia. É possível ver que não é plástico novo, nem peças inteiras. Os pequenos pedaços de plástico estão quebrados e tem a marca de desgaste de quem já está a muito tempo no mar sendo sacudido pelas ondas.

A primeira coisa que vem em mente é que esse lixo foi jogado por alguém naquela praia há algum tempo e está desgastado pelo atrito com a areia. Pode ser que sim mas é muito improvável.

Essa praia fica numa ilha do Oceano Pacífico, a mais de 3.500km de qualquer grande cidade. A frequência é pequena, 20 a 30 pessoas por dia nos dias mais cheios. O controle sobre o lixo existe e é possível ver que todos carregam seu lixo de volta ao sair da praia.

A maior possibilidade é que esses detritos tenham vindo de muito longe trazido pelas correntes e isso tem se mostrado cada vez mais comum até mesmo em praias de ilhas isoladas e desabitadas.

Pense nisso da próxima vez que usar uma embalagem descartável ou jogar seu lixo na praia. Os oceanos são fundamentais pra vida no planeta, incluindo a nossa e sua capacidade de acumular lixo é limitada.