Penedo

Foto: www.cameranaestrada.com

Penedo é uma das poucas colônias finlandesas no Brasil. Sua história começa no início do século XX quando os primeiros finlandeses encantaram-se com a região. Ainda hoje, é possível encontrar alguns dos primeiros imigrantes e conhecer sua história espalhada pela cidade e em seus museus. Penedo reúne diversos aspectos da arquitetura, cultura e culinária finlandesa e européia em geral, ao lado de belas cachoeiras e matas.

Onde fica

Atrações
  • Pequena Finlândia – Centro de compras e serviços em arquitetura típica finlandesa, com suas casas coloridas. É onde fica a Casa do Papai Noel que, no mês de dezembro, é toda decorada e conta com a presença do próprio Papai Noel, nos finais de semana. Rua das Velas, 100
Penedo

Foto: www.cameranaestrada.com

  • Cachoeiras – A cidade é cortada pelo Rio das Pedras e forma diversas cachoeiras. Na avenida principal de Penedo, basta seguir as indicações para as cachoeiras como Três Bacias, Cachoeira de Deus, Bacia de Pedra, etc. O acesso à maioria delas é bem fácil mas muitas são lotadas durante o verão.
Penedo

Foto: www.cameranaestrada.com

  • Clube Finlândia – O clube é uma entidade cultural finlandesa onde são realizadas festas e reuniões. Todos os sábados, acontece o baile finlandês. Av. das Mangueiras, 2601
  • Museu finlandês da Dona Eva – Centenas de artigos finlandeses de diversas épocas. Possui interessantes álbuns de fotografias antigas dos primeiros imigrantes finlandeses.
  • Pico do Penedinho – Caminhada até um pico de onde se pode avistar quase toda a cidade e imediações. Para subir o pico é preciso pedir autorização com antecedência na Casa do Chocolate, na avenida das Mangueiras.
  • Chocolate – Penedo tem diversas fábricas de chocolate onde, além de comprar, pode-se ver sua fabricação.
Penedo

Foto: www.cameranaestrada.com

Para saber mais

www.penedo.com

www.penedo.org

www.visitepenedo.com