Foto: Biplab Hazra (fotografia editada)

ATENÇÃO: FOTO COMPLETA ABAIXO

A foto “Hell is here” (Inferno é aqui) do fotógrafo indiano Biplab Hazra venceu o concurso fotográfico da revista Sanctuary Asia Magazine, especializada em vida selvagem e preservação.

A foto chocante mostra um filhote de elefante em chamas e sua mãe fugindo de uma multidão na região de Bengal Oeste, na Índia. A diminuição das áreas de florestas e a invasão desordenada da civilização tem gerado constantes conflitos entre humanos e elefantes na região causando inclusive mortes de ambos os lados. A foto mostra o momento em que uma multidão enfurecida joga bolas de alcatrão em chamas e fogos de artifício em um filhote de elefante e sua mãe que fogem em chamas.

Biplab disse que esse tipo de conflito tem sido comum e que esses animais percorrem essa região há séculos. Apesar da Índia ser o país com a maior concentração de elefantes asiáticos no mundo, a preservação definitiva da espécie e seu habitat está longe de acontecer. A revista Sanctuary Asia considerou que a foto, apesar de chocante, mostra exatamente a situação na região. A imagem correu a internet e chamou a atenção das pessoas para uma situação até então desconhecida em boa parte do mundo, o que pode gerar esforços em prol da solução do problema.

Mais informações e demais fotos participantes do concurso no site da revista Sanctuary Asia.

 

Foto: Biplab Hazra