Fotos: Ron Risman e Eric Gendron

No último dia 3 de março, o fotógrafo Ron Risman pegou sua câmera, lentes e tripé e foi até Great Island Commons em New Castle, New Hampshire no nordeste dos Estados Unidos. O mar estava agitado com ondas grandes e Ron pretendia fotografar alguma onda batendo no farol Whaleback. O fotógrafo armou o tripé, montou câmera e objetiva e começou a fotografar. Após quase uma hora de trabalho, ele se deu por satisfeito com algumas imagens de grandes ondas explodindo contra o farol.

A poucos metros dali, outro fotógrafo, Eric Gendron teve a mesma ideia. Arrumou seu equipamento e fez várias fotos das fortes ondas batendo contra o farol Whaleback.

Ao chegar em casa, Ron Risman fez a pós produção da melhor foto e postou em suas redes sociais. Muitas curtidas e comentários depois, ele recebe uma mensagem de Eric Gendron dizendo que Ron havia usado uma foto sua sem permissão. Ron argumentou que possuía o arquivo RAW original e que a foto era realmente dele. A surpresa foi quando ele viu a foto de Eric. As duas imagens são praticamente idênticas, provavelmente fotografadas no mesmo centésimo de segundo. As diferenças são apenas na medição de luz ou pós produção.

Após esclarecido o mal-entendido, as fotos ganharam o mundo e acabaram por se tornar ainda mais famosas, não só pelas belas imagens, mas por uma das maiores coincidências da fotografia.