Ansel Adams

Foto: Ansel Adams

Ansel Adams nasceu nos Estados Unidos em 1902 e não foi só um dos maiores fotógrafos da história. Ele foi também responsável por uma grande evolução da fotografia.

Aos 14 anos, ele viajou com a família ao Parque Nacional de Yosemite na California e fotografou as paisagens usando uma Kodak Brownie Nº1. Nascia aí uma paixão! Daí em diante, ele voltou todos os anos ao parque e fez por lá a maioria das suas grandes fotografias.

Os equipamentos

ansel adams

Adams usou equipamentos de todos os tipos. Além da Brownie, usou também Polaroid, Zeiss Contax de 35mm, Hasselblads de médio formato e as gigantes Deardorff de madeira. Por sinal, Adams devia ser muito forte porque essa câmera era muito pesada. Pouca gente sabe mas, nos final de sua vida, Ansel Adams se interessou pela tecnologia digital que despontava na época. Apesar da grande maioria de suas fotografias serem de natureza em preto e branco, fotografou todo tipo de assuntos usando também filmes coloridos.

As técnicas e contribuições de Ansel Adams

Muito mais do que somente fotografar belas paisagens dos Estados Unidos, o fotógrafo criou o famoso sistema de zonas, uma técnica fotográfica para medições perfeitas de luz que melhor se adaptem a cada tipo de mídia (diferentes tipos filme, aplicável também para o sensor digital). Escreveu vários livros, entre eles A Câmera e O Negativo, verdadeiras aulas de fotografia que ensinam técnicas que podem ser aplicadas ainda hoje a qualquer mídia fotográfica. Adams também se tornou ativista pela preservação de áreas naturais e integrou associações visando o desenvolvimento da fotografia como o grupo f/64, criado em parceria com o fotógrafo Willard Van Dyke.

 

Ansel Adams

Foto: Ansel Adams

 

Ansel Adams

Foto: Ansel Adams

 

Ansel Adams

Foto: Ansel Adams

Mais informações podem ser encontradas no site www.anseladams.com. Pra quem tiver muitos dólares sobrando, é possível também comprar ampliações originais.