Ter uma câmera com controles manuais exige mais conhecimento do fotógrafo mas permite fazer fotografias melhores do jeito que queremos. Além disso, podemos aproveitar esses controles pra criar efeitos fotográficos. É o caso da baixa velocidade do obturador. Essa velocidade é regulada nas câmeras manuais e apresenta valores como 2″, 1/15, 1/250, etc.

A velocidade que você vai usar depende dos efeitos fotográficos que você quer mas, pros exemplos abaixo, usamos velocidades do obturador de poucos segundos até vários minutos. Vale lembrar que um tripé ou outra base firme é essencial para o uso de baixa velocidade do obturador. Um disparador remoto também é aconselhável. A medição de luz nesses casos pode ser feita no modo manual ou prioridade de velocidade. A medição correta fica melhor com a experiência então, faça muitas fotos em situações diferentes e veja os resultados. Vamos ver a lista:

1 – Véu de noiva na água
efeitos fotográficos

Foto: www.cameranaestrada.com

Um dos efeitos fotográficos mais comuns pra fazer com baixa velocidade do obturador. O efeito consiste em fotografar água corrente durante vários segundos para obter um efeito semelhante a um véu de noiva. Pode ser feito em rios ou com as ondas do mar. A foto acima foi feita com o obturador regulado para 10 segundos.

2 – Trilha de luzes
efeitos fotográficos

Foto: www.cameranaestrada.com

Para esse efeito, você precisa de uma rua movimentada a noite. Além de carros, esse efeito pode ser feito com aviões, barcos ou qualquer veículo em movimento com as luzes acesas. Essa fotografia foi feita com 20 segundos de exposição.

3 – Fantasma
efeitos fotográficos

Foto: www.cameranaestrada.com

Pra obter o efeito de fantasma é fácil. Nesse caso é só colocar a câmera no tripé, regular o obturador para alguns segundos e caminhar pelo quadro bem devagar. Essa foto foi feita com regulagem de 5 segundos.

4 – Trilha de estrelas
efeitos fotográficos

Foto: PTNorbert / www.pixabay.com

A Terra gira e as estrelas parecem passar pelo céu. Deixe sua câmera com o obturador aberto por alguns minutos e terá esse efeito. Algumas dessas fotos são feitas com exposição de horas. A maioria das câmeras não tem regulagem de obturador para vários minutos. Nesse caso, é preciso usar um disparador remoto e regular a câmera no modo Bulb. Outra informação importante é que esse efeito deve ser feito no local mais escuro possível. A luz das grandes cidades prejudica muito esse tipo de fotografia.

5 – Panning
efeitos fotográficos

Foto: www.cameranaestrada.com

O panning é o efeito que dá a impressão de velocidade em um objeto e é feito acompanhando um objeto em movimento. Para esse efeito, use velocidade entre 1/15 ou 1/30. Essa regulagem pode variar conforme a velocidade do objeto sendo fotografado. A técnica consiste em acompanhar o movimento do objeto enquanto faz o disparo. O objeto irá parecer parado e o fundo ficará borrado e isso dará o efeito de velocidade.